Considerando que cada vez mais temos um volume maior de coisas pra fazer, como podemos manter a qualidade de nossas entregas e atingir resultados de forma consistente?!
A resposta para essa pergunta, com toda certeza, não é exata e definitiva, mas considero importante olharmos para alguns pontos que impactam esse processo.
Não é raro vermos uma lista de atividades tão extensa que fica evidente a impossibilidade de se concluir tudo que está previsto. O passo inicial então é ter consciência disso e realizar um processo de priorização, de forma que você saiba o que precisa fazer em uma determinada ordem de importância.
Repare como o que você acabou de ler é simples e ao mesmo tempo faz sentido: se eu começar com uma boa priorização, vou garantir que as coisas mais importantes serão feitas primeiro e se algo não for feito, tudo bem, pois será algo de menor relevância em relação ao que foi possível realizar.
Mas como decidir e estabelecer esta ordem?!
Algumas perguntas podem nos ajudar com isso:
Quais atividades têm maior impacto?
O que acontece se não forem realizadas?
Alguma atividade pode não ser feita?
Quais são os prazos de cada atividade?
Quanto tempo leva para realizar cada uma?
Estas questões podem apoiar uma reflexão mais consciente para que a priorização seja estabelecida. Após esta etapa temos a execução e, neste momento, é fundamental que você preste muita atenção aos seus comportamentos, pois é a hora certa para identificar onde aparecem travas e boicotes, como quando você sabe o que fazer, mas simplesmente não o faz!
Caso isso aconteça você precisa agir rápido e uma excelente forma de quebrar esse padrão destrutivo é fazer o que precisa ser feito no momento em que você se der conta, nem um minuto depois
É um exercício de clareza e assertividade: percebeu, faça!
Existem muitas outras ferramentas que podem nos apoiar com a organização de tarefas. Entretanto, se negligenciarmos estes dois pontos que abordamos (priorização e consciência), a melhor das técnicas vai ser negativamente influenciada.
Sendo assim, sugiro que você coloque em prática estes pontos simples e veja o que acontece com sua organização.
Lembrando que, se você percebeu a importância disso neste momento, é exatamente agora que deve começar a fazer o que precisa ser feito!